Últimas notícias:

Saiba quem é a jovem poeta que recitou na posse de Biden

Com 22 anos, ela se tornou a mais jovem escritora a declamar em uma cerimônia de posse presidencial nos EUA. 

Amanda recitou o poema de sua autoria "The Hill We Climb" (A Colina que escalamos) Foto: CNBC/reprodução
Por Crítica21
20/01/2021

A posse do 46º presidente dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (20), teve momentos de emoção, como as apresentações de Jennifer Lopez e Lady Gaga. Mas uma jovem poeta e ativista também comoveu o público que acompanhava a cerimônia no Capitólio, ao recitar um poema autoral. Seu nome é Amanda Gorman, nascida em Los Angeles, Califórnia. 

Com 22 anos, ela se tornou a mais jovem escritora a declamar em uma cerimônia de posse presidencial nos EUA. Amanda é formada em sociologia pela Universidade Harvard e escreve poemas desde criança. Em 2017, a ativista venceu o National Youth Poet Laureate, um prêmio para jovens poetas criado pela Biblioteca do Congresso estadunidense.

A escritora declama um de seus poemas na Biblioteca do Congresso, em 2017. Foto: The Library of Congress

A participação de um poeta na cerimônia é uma tradição comum entre os democratas - tanto Barack Obama quanto Bill Clinton tiveram declamações em suas posses. Em sua apresentação, Amanda falou sobre união de forças para fazer o país se levantar e se reconciliar numa nação marcada pela diversidade. 

Um dos trechos do poema – intitulado The Hill We Climb (A colina que escalamos) - parece se referir à invasão do Capitólio por extremistas pró-Trump no início deste mês. "Vimos uma força que destruiria nossa nação em vez de compartilhá-la/ Que destruiria nossa nação se isso significasse adiar a democracia/ E esse esforço quase foi bem-sucedido", recitou. "Mas enquanto a democracia pode ser, de tempos em tempos, adiada/ Ela não pode jamais ser derrotada./ Nessa verdade, nessa crença, confiamos./ Pois enquanto nossos olhos encaram o futuro/ A história põe seus olhos sobre nós." 

 

 Trajetória

Antes de vencer o prêmio nacional da Biblioteca do Congresso, em 2017, Amanda foi escolhida como a jovem poeta laureada de Los Angeles em 2014. No ano seguinte, ela publicou o livro de poesias The One for Whom Food Is Not Enough

Amanda declama em biblioteca de Los Angeles, em 2014. Foto: WriteGirl/Facebook 

Em 2021, a escritora lança o livro infantil Change Sings, ilustrado por Loren Long, que retrata uma jovem em jornada musical para mostrar que todos nós temos o poder de fazer mudanças no mundo. Os temas mais abordados por Amanda Gorman na sua arte e ativismo são feminismo, política, racismo, questões sociais e diáspora africana. 

Capa do mais recente livro de Amanda. Foto: reprodução

Edição: Anderson Augusto de Zottis – Crítica21 (com informações da Folhapress e The Guardian)

Nenhum comentário