Últimas notícias:

Corredores humanitários e cessar-fogo são temas da 2ª rodada de negociações Rússia-Ucrânia

O representante russo falou em “progresso considerável”; as partes prometeram avançar para um terceiro encontro. 

Delegações russa e ucraniana participaram de reunião na Bielorrússia. Foto: BeITA/Sputnik

Por Crítica21 – com informações da RT em Espanhol
03/03/2022

As delegações russa e ucraniana realizaram uma segunda rodada de negociações sobre o conflito na Ucrânia, na manhã desta quinta-feira (3), no oeste da Biolorrússia. Os representantes trataram de assuntos como a criação de corredores humanitários e um possível cessar-fogo temporário. 

Segundo o representante do Gabinete Presidencial ucraniano, Mikhail Podolyak, os participantes acordaram uma série de questões humanitárias, incluindo a possibilidade do cessar-fogo para a organização de corredores humanitários e a entrega de medicamentos e alimentos nas zonas onde os combates têm sido mais intensos. 

O conselheiro presidencial que chefia a delegação russa, Vladimir Medinski, disse que os participantes debateram questões militares e humanitárias, assim como uma futura resolução política do conflito. Ele também confirmou que Rússia e Ucrânia concordaram em criar corredores humanitários para a evacuação de pessoas, uma medida que seria acompanhada de um possível cessar-fogo temporário nessas áreas. 

Medinski indicou que foi possível encontrar entendimento mútuo em algumas posições das partes. "A principal questão que foi resolvida hoje foi o resgate de pessoas presas na zona de guerra", explicou o representante russo, que descreveu a decisão como "um progresso considerável ".

A reunião desta quinta-feira entre as delegações da Rússia e da Ucrânia ocorreu três dias depois da primeira, realizada na região bielorrussa de Gomel. As partes prometeram um terceiro encontro nos próximos dias.

Edição: Anderson Augusto de Zottis

Nenhum comentário