Últimas notícias:

Datafolha mostra que maioria da população considera justa soltura de Lula

Pesquisa ainda aponta que os brasileiros confiam mais no líder petista do que no atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Com informações da RBA e Folha de S. Paulo
10/12/2019

A maioria da população brasileira considera que foi justa a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (10). O apoio à soltura chega a 54% da população contra 42% que consideram injusta a saída do petista da prisão.

Foto: Ricardo Stuckert

Entre os que consideram justa a decisão de soltar Lula, a aprovação maior é dos nordestinos (71%), desempregados (68%), mais pobres (63%), pretos (62%), pessoas com ensino fundamental (61%), jovens de 16 a 24 anos (61%) e mulheres (56%). Entre os que consideram a soltura injusta, a maior reprovação veio dos que têm renda mensal acima de 10 salários mínimos (59%). 

A pesquisa ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios entre quinta e sexta-feira da semana passada. Os números representam uma inversão em relação à percepção da população em julho, quando 54% acreditavam que a prisão de Lula era justa e 42%, injusta.

Outro dado relevante da pesquisa é que os brasileiros entrevistados confiam mais em Lula que no atual presidente da República, Jair Bolsonaro. No total, 25% sempre confiam no que o petista fala, contra 19% de Bolsonaro. Entre os que às vezes confiam, há um empate técnico: 36% para Lula e 37% para o atual mandatário. A desconfiança nas declarações de Bolsonaro chega a 43%, contra 37% para Lula.

Edição: Crítica21

Nenhum comentário