Últimas notícias

7 links para baixar a obra de Machado de Assis

Por Crítica21
04/01/2018

Todos os livros do escritor brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) podem ser baixados gratuitamente pela Internet, além de uma série de fotografias, audiolivros, vídeos e textos referentes ao autor. O Crítica21 selecionou 7 sites que permitem acesso a vasto material de/ou sobre Machado de Assis. Confira:


Sob o título Machado de Assis – Vida e Obra, o portal surgiu com o objetivo de homenagear o autor no centenário de sua morte (2008) e compartilhar sua obra completa em edições confiáveis e gratuitas. O projeto foi resultado de parceria entre o Portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina, com o propósito de organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede.

Reprodução/machado.mec.gov.br
Além da obra do escritor carioca, o site traz vídeos, informações sobre sua vida e obra, fragmentos de autores contemporâneos de Machado, além de teses e dissertações sobre o autor.


Biblioteca digital desenvolvida em software livre, o Portal Domínio Público traz mais de 300 arquivos contendo a obra de Machado de Assis, entre romances, contos, poesias, crônicas, artigos e textos para o teatro. Também é possível encontrar material de outros autores sobre a vida e obra do escritor. O portal pertence ao MEC e serviu de fonte para a criação do site alusivo ao centenário de morte de autor.


Machado foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e seu primeiro presidente, tendo ocupado o cargo por mais de dez anos. No site da ABL há uma página com o perfil do escritor, onde é possível acessar fotografias e textos dele, como o discurso de posse na Academia, em 20/07/1897.

 4 – Archive.org

Internet Archive é uma biblioteca sem fins lucrativos de milhões de livros, filmes, software, música, sites e outros itens. Lá é possível encontrar dezenas de arquivos relacionados a Machado de Assis, como livros, áudios e textos sobre o autor, inclusive em inglês.

Destacamos uma coletânea de contos organizada por Isaac Goldberg (Brazil Tales) e editada em 1921 pela Boston - The Four Seas Company. Goldberg traduz seis contos de autores brasileiros, sendo três de Machado.

Reprodução
5 – LibriVox

Site que disponibiliza livros inteiros ou fragmentos em áudio de obras que já estão em domínio público, como é o caso das obras de Machado de Assis. Na busca do site, é possível encontrar pelo menos 26 arquivos com textos de Machado, a maioria contos (entre os quais O Alienista e A Cartomante). Há também algumas poesias, uma peça de teatro e quatro romances inteiros (Esaú e JacóCasa VelhaA Mão e a Luva e Helena).


Há vários vídeos no YouTube sobre Machado de Assis, inclusive audiolivros completos. Escolhemos uma playlist com 200 livros falados que contem obras como "Dom Casmurro", "Quincas Borba" e "Memórias Póstumas de Brás Cubas".


Disponibiliza fotos, gravuras, cartas, textos e outros materiais de referência a Machado de Assis. No acervo, é possível encontrar manuscritos e edições originais de algumas de suas obras, até mesmo exemplares com dedicatória do próprio autor.

Galeria
...

Nenhum comentário