Últimas notícias:

Lacalle Pou vence eleições presidenciais no Uruguai

Direitista derrota Daniel Martínez e põe fim a quinze anos de governos da Frente Ampla, de esquerda.

Com informações da Opera Mundi
28/11/2019

A Corte Eleitoral do Uruguai confirmou, nesta quinta-feira (28), a vitória de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, nas eleições presidenciais realizadas no último domingo (24). O direitista derrotou Daniel Martínez, candidato da Frente Ampla, coalisão de esquerda que governa o país há quinze anos.

Martínez (à esquerda) e Lacalle Pou fizeram uma disputa acirrada no segundo turno. Foto: reprodução

O resultado foi adiado porque a diferença entre os dois candidatos foi de pouco mais de 1% ou quase 30 mil votos, e então foi necessário esperar a contagem dos votos em observação – que são aqueles de pessoas que votaram fora de suas zonas eleitorais, de idosos e de eleitores com necessidades especiais

Entretanto, os resultados prévios dos votos em observação divulgados nesta quinta mostraram a vitória de Lacalle Pou como irreversível. O direitista obteve 3.090 votos dos mais de 35 mil que estavam por contar. Por sua vez, Martínez recebeu 1.137, o que configura uma vantagem definitiva do candidato da direita. 

Segundo a Corte Eleitoral, a apuração de votos ainda não terminou e os números finais devem ser anunciados oficialmente no sábado (30). Na apuração de domingo, o agora presidente eleito tinha conquistado 48,7% dos votos e o governista 47,5%. No primeiro turno, Martínez obteve mais de 10% de vantagem sobre o candidato do Partido Nacional.

Nenhum comentário