Últimas notícias:

Morre jovem Yanomami por Covid-19, diz órgão do Ministério da Saúde

O estudante passou 21 dias entre hospitais e posto de saúde, com os sintomas do novo coronavírus e sem fazer o teste no início da doença.

Por Ana Amélia Hamdan, Kátia Brasil e Emily Costa - Amazônia Real
09/04/2020

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, informou na noite desta quinta-feira (9) que o estudante Yanomami, de 15 anos, morreu às 20 horas (21 em Brasília) por complicações da infecção no pulmão devido à doença Covid-19.

Terra Indígena Yanomami, em registro de 2015. Foto: Leonardo Prado/PG/Fotos Públicas

À agência Amazônia Real, a Sesai disse que a “causa mortis ainda não foi informada pelo Hospital Geral de Roraima”, onde o jovem estava internado desde o dia 3 de abril. O hospital é dirigido pelo governo do estado.

O médico infectologista Joel Gonzaga, da Sesai, afirmou à reportagem que o quadro de saúde do estudante se agravou “com o comprometimento cerebral, tromboembolismo e complicações da resposta inflamatória do vírus”.

O estudante tinha a saúde afetada por ter contraído, antes da Covid-19, “doenças como desnutrição, anemia, malárias repetitivas e foi tratado, mês passado (março), de Malária Falciparum”, disse Gonzaga.

O jovem nasceu na Comunidade Helepi, na Terra Indígena Yanomami, em 2 de março de 2005. Ele estudava o ensino fundamental na  Comunidade Boqueirão, na Terra Indígena Boqueirão, dos povos Macuxi e Wapichana, no município de Alta Alegre, no norte de Roraima.

Os pais do estudante, cinco profissionais da saúde indígena, um piloto de avião e a Comunidade Helepi, com cerca de 70 pessoas, estão no isolamento e monitoramento pela Sesai.

Como publicou a agência, o adolescente passou 21 dias com os sintomas do novo coronavírus, buscando por atendimento de saúde e não foi submetido no início da doença ao teste para Covid-19. Ele chegou a receber alta do Hospital Geral de Roraima. As internações aconteceram no período de 18 de março a 3 de abril e demostraram fragilidade no sistema da saúde indígena.

O diagnóstico da doença Covid-19 foi confirmado no estudante Yanomami apenas no último dia 7 de abril com a contraprova realizada com o sangue (RT-PCR), que detectou o coronavírus, que causa a pandemia mundial.


Atualização feita em 10/04/2020 às 12h (agência Amazônia Real)

Este texto foi atualizado para excluir o nome do jovem e de seus pais, assim como a fotografia dele em respeito ao luto do Povo Yanomami. O Crítica21 fez a mesma modificação em 10/04/2020, às 14h.

Nenhum comentário