Últimas notícias:

Bolsonaro 'sabotou' esforços contra covid-19, diz Human Rights Watch

A organização afirma também que o presidente minou direitos das mulheres, atacou repórteres e grupos da sociedade civil, além de estigmatizar e intimidar a mídia brasileira independente. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

13/01/2021

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, tem sabotado os esforços para mitigar a disseminação do novo coronavírus no país e adotou políticas que prejudicam os direitos dos brasileiros, afirmou a organização não governamental (ONG) de direitos humanos Human Rights Watch (HRW) em relatório divulgado nesta quarta-feira (13). 

Bolsonaro minimizou consistentemente a gravidade da covid-19, chamando-a de "gripezinha" e criticando os confinamentos e as medidas de distanciamento social. A entidade diz ainda que o presidente do Brasil disseminou informações enganosas sobre o vírus. 

Fora a resposta à pandemia, Bolsonaro também minou os direitos das mulheres, atacou repórteres e grupos da sociedade civil, e estigmatizou e intimidou a mídia brasileira independente, afirma a ONG. 

"O Supremo Tribunal Federal e outras instituições ajudaram a proteger os brasileiros e a bloquear muitas, embora não todas, as políticas antidireitos de Bolsonaro. [Essas instituições] precisam permanecer vigilantes", comentou Anna Livia Arida, diretora adjunta HRW no Brasil, citada pela agência Reuters. 

Meio ambiente

O enfraquecimento da aplicação da lei ambiental também permitiu que o uso ilegal de fogos para limpar terras aumentasse novamente na Amazônia. Além disso, o desmatamento em 2020 foi o maior desde 2008.

"As políticas do presidente Bolsonaro foram um desastre para a floresta amazônica e para as pessoas que a defendem […]. Ele culpa os povos indígenas, organizações não governamentais e moradores da região pela destruição ambiental, em vez de agir contra as redes criminosas que são a força motriz da ilegalidade na Amazônia", afirma Arida. 

Nenhum comentário