Últimas notícias:

Democratas apresentam resolução de impeachment contra Trump

A Câmara dos Representantes, controlada pela oposição, deverá tratar do assunto já na quarta-feira (13).

Foto: Gage Skidmore/via Wikipédia
11/01/2021

Os democratas da Câmara de Representantes dos EUA apresentaram nesta segunda-feira (11) uma resolução contendo um único artigo de impeachment contra o presidente Donald Trump. 

Eles o acusam de "incitamento à insurreição", por causa de seu papel no ataque ao Capitólio na semana passada, segundo publicou a Reuters. 

A resolução dos Democratas observa que Trump participou de um comício pouco antes de seus apoiadores começarem o ataque e diz que ele fez declarações que "encorajaram e previsivelmente resultaram" nas ações sem lei no Capitólio. 

A Câmara dos Representantes, controlada pelos democratas, deverá tratar do assunto já na quarta-feira (13). A proposta faria de Trump, um republicano, o único presidente na história dos EUA a sofrer duas acusações de impeachment. 

Milhares de partidários de Trump invadiram o Capitólio na semana passada, forçando os legisladores que estavam certificando a vitória eleitoral do presidente eleito Joe Biden a se esconderem, em um ataque que deixou um saldo de cinco mortos. 

A violência veio depois que Trump pediu aos apoiadores que marchassem até o Capitólio em um comício onde ele repetiu falsas alegações de que sua retumbante derrota na eleição de novembro do ano passado foi ilegítima. 

A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, muitos de seus colegas democratas e um grupo de republicanos dizem que não se deve confiar no presidente republicano para cumprir seu mandato, que termina em 20 de janeiro. 

"Ao proteger nossa Constituição e nossa democracia, agiremos com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente para ambos", escreveu Pelosi a seus colegas democratas na Câmara no domingo (10). 

Anteriormente, os republicanos bloquearam um esforço para considerar imediatamente uma resolução pedindo ao vice-presidente Mike Pence que invocasse a 25ª Emenda da Constituição dos EUA, nunca usada, para remover um presidente incapaz. 

A Câmara deve votar na terça-feira (12) a resolução que pede o uso da 25ª Emenda, que permite ao vice-presidente e ao Gabinete destituir um presidente incapaz de cumprir suas obrigações. Pence e seus companheiros republicanos mostraram pouco interesse em invocar a emenda.

Dezenas de pessoas que atacaram policiais, roubaram computadores e quebraram janelas no Capitólio foram presas por seu papel no ato de violência, e as autoridades abriram 25 investigações de terrorismo doméstico. 

Nenhum comentário