Últimas notícias:

Extremistas pró-Trump invadem Congresso insuflados pelo presidente

O republicano e seus apoiadores não reconhecem a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020. 

Por Crítica21 - com informações do Brasil do Fato
06/01/2021

Apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiram o Capitólio, sede do Congresso, na tarde desta quarta-feira (6), em Washington. Os extremistas violaram a segurança e entraram no prédio durante a sessão para certificar a vitória do democrata Joe Biden, que venceu as eleições de novembro de 2020. Uma mulher chegou a ser baleada durante a confusão. 

Foto: reprodução/CBS

Do lado de fora, milhares de extremistas e simpatizantes de Trump (Republicano) protestaram contra o resultado eleitoral e entraram em confronto com a polícia. Um grupo quebrou janelas e invadiu o prédio do Congresso. Antes da invasão, Trump fez um discurso para os apoiadores insuflando os extremistas e contestando a eleição. 

"Esta é uma tentativa de golpe", afirmou o senador republicano Adam Kinzinger pelas redes sociais. Os manifestantes que se aglomeraram entre os 3 km que separam a Casa Branca e o Congresso aderem à narrativa do atual presidente de que houve fraude durante a eleição e na apuração dos votos. 

A Guarda Nacional foi convocada para controlar o tumulto. O Congresso deveria certificar os votos do Colégio Eleitoral, que confirmou 306 delegados para Biden e 232 para Trump, em cerimônia que costuma ser encarada como mera formalidade. Mas as acusações feitas pelo atual presidente, sem apresentar provas, e ameaças de que uma bomba explodiria durante a sessão tornaram o evento um acontecimento com forte tensão política. 

A sessão foi suspensa, sem data e horário para ser retomada. Após a certificação pelo Congresso, a posse de Biden está prevista para 20 de janeiro, quando também são esperados protestos da ala radical do Partido Republicano. 

Nenhum comentário