Últimas notícias:

Lula teve covid-19 e pulmão afetado, e se recuperou com cuidados da medicina de Cuba

Ele estava na ilha para gravar documentário de Oliver Stone; ex-presidente e membros de sua comitiva testaram positivo após exames feitos em 26 de dezembro. 

Por Crítica21
21/01/2021

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em Cuba deste 21 de dezembro do ano passado e retornou nesta quarta-feira (20) ao Brasil. Ele foi à ilha para participar do início das gravações de um documentário sobre a América Latina, produzido e dirigido pelo cineasta estadunidense Oliver Stone. Na viagem, Lula e membros da sua comitiva pegaram covid-19, conforme exames RT-PCR (cotonete) feitos no país caribenho. 

Lula e o escritor Fernando Morais, recuperados da covid-19. Foto: Ricardo Stuckert

Além de Lula, testaram positivo sua noiva Rosangela da Silva, a Janja, o fotógrafo Ricardo Stuckert, o jornalista e escritor Fernando Morais e outras quatro pessoas que acompanhavam o ex-presidente. Todos já estão recuperados da doença. Os membros da comitiva haviam sido submetidos a testes três dias antes do embarque e na data da chegada em Cuba, mas os resultados deram negativo, segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo. A informação depois foi confirmada em live na TV 247 pelo médico e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha. 

De acordo com a assessoria do ex-presidente Lula, o teste de RT-PCR foi repetido em 26 de dezembro. Foi então que se verificou que Lula e outros membros da equipe estavam infectados. “Todos os nove membros da comitiva, exceto a jornalista Nicole Briones, tiveram diagnóstico positivo ao longo do monitoramento com RT-PCR. Todos permaneceram em isolamento sob vigilância sanitária, de acordo com diagnóstico, respeitando os protocolos do sistema de saúde cubano”. 

Conforme nota da assessoria, Lula decidiu comunicar a doença apenas na chegada ao Brasil para preservar sua família e a dos demais infectados. O comunicado também destacou que “o ex-presidente não necessitou de internação hospitalar, assim como os demais membros da equipe, exceto o escritor Fernando Morais, que permaneceu sob cuidados hospitalares pelo período de 14 dias, por complicações pulmonares”. Morais chegou a precisar de oxigênio no hospital, mas se recuperou bem da doença. 

‘Lesões pulmonares’

No acompanhamento do ex-presidente, em solo cubano, foi feita tomografia computadorizada e as imagens mostraram “lesões pulmonares compatíveis com broncopneumonia associada à Covid19”, conforme nota da assessoria de Lula. O comunicado ressaltou que o tratamento apresentou “excelente recuperação”. 

Segundo a coluna da Mônica Bergamo, Lula foi tratado com corticóide, anticoagulantes e com o imunomodulador Jusvinza – a droga age sobre substâncias inflamatórias da covid-19, e seu efeito no combate às reações da doença já entrou no protocolo de estudo de Cuba, que foi seguido por outros países. 

A nota da assessoria do petista também informou que o médico infectologista e ex-ministro da Saúde – hoje deputado federal - Alexandre Padilha acompanhou a evolução da doença desde o início, “em contato direto e diário com os médicos cubanos, que prestaram assistência diuturnamente a toda delegação”. 

Padilha acompanhou do Brasil a evolução da doença em Lula e nos demais membros da comitiva. Foto: reprodução/Twitter Alexandre Padilha

Agradecimento

O ex-presidente Lula fez questão de agradecer aos profissionais de saúde e ao governo de Cuba. “Eu e toda minha equipe somos agradecidos à dedicação dos profissionais de saúde e do sistema de saúde pública cubano que estiveram conosco no cuidado diário. Agradeço ao governo de Cuba e a todos que estiveram conosco, de coração. Jamais esqueceremos a solidariedade cubana e o compromisso com a ciência de seus profissionais.” 

Vacina

O ex-presidente Lula ressaltou, por meio da nota da sua assessoria, a importância da vacinação. “Estou preparado pra tomar a vacina, assim que tivermos vacina para todos. Sigo esperando minha vez na fila, com o braço à disposição para tomar assim que puder. E enquanto todos não se vacinam, vou continuar com máscara, evitando aglomerações e passando muito álcool gel”, afirmou no comunicado, em que também parabeniza os trabalhadores do sistema de saúde brasileiro e os pesquisadores dos institutos Butantan e Fiocruz.

Na ilha, Lula cancelou as atividades programadas e as gravações do documentário de Oliver Stone foram suspensas. Antes de embarcar para o Brasil e já em alta epidemiológica, ele se reuniu com o presidente cubano Miguel Díaz-Canel e o 1º secretário do Partido Comunista de Cuba, Raul Castro, além do primeiro-ministro Manuel Marrero e do chanceler Bruno Rodriguez.

Edição: Anderson Augusto de Zottis - Crítica21 (com informações da Folha de São Paulo, TV 247 e assessoria de Lula)

Nenhum comentário