Últimas notícias:

Lula venceria eleição no 1º turno com 56% dos votos válidos, aponta Genial/Quaest

Pesquisa presencial divulgada nesta quarta-feira (10) traz avaliação negativa em 69% para Bolsonaro e vitória ampla de petista contra qualquer adversário em 2º turno. 

Lula venceria eleição presidencial no 1º turno, segundo pesquisa Genial/Quaest. Foto: Ricardo Stuckert

Por Crítica21
10/11/2021

O ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem hoje a preferência de 56% do eleitorado, excluídos brancos e nulos, de acordo com nova pesquisa de intenções de voto sobre a eleição presidencial de 2022. Com esse desempenho, ele venceria a disputa já no primeiro turno. O levantamento foi feito de forma presencial (ouviu 2.063 pessoas) de 3 e 6 de novembro pela Quaest para o Banco Genial. 

Dois cenários foram testados. No primeiro, Lula aparece com 48% dos votos totais (56% dos votos válidos), seguido por Jair Bolsonaro (sem partido) com 21%. Em seguida aparecem o ex-ministro do Governo Bolsonaro, Sergio Moro (filiado ao Podemos nesta quarta-feira), com 8%, Ciro Gomes (PDT), com 6%, João Doria (PSDB), 2%, e Rodrigo Pacheco (PSD), 1%. 

No segundo cenário, com Eduardo Leite (PSDB) no lugar de Doria, o quadro permanece o mesmo, com pequenas oscilações. Nesse caso, Lula teria 47% dos votos totais, seguido por Bolsonaro com 21%, Moro, 8%, Ciro, 7%, com Leite e Pacheco fechando a lista com 1% cada. 

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários apresentados como concorrentes. Sobre Bolsonaro, a vitória seria por 57% a 27%; contra Moro, 57% a 22%; e contra Ciro, 53% a 20%. A vitória do petista sobre os demais concorrentes seria de 58% a 13% sobre Doria, 58% a 13% contra Leite, 59 a 12% contra Pacheco. 

Rejeição a Bolsonaro

A pesquisa Genial/Quaest mostrou crescimento na rejeição a Bolsonaro: 69% dos entrevistados afirmam que o atual presidente não merece mais quatro anos de mandato. Além disso, a avaliação negativa dele atinge sua pior taxa desde o início da pesquisa: 56% nesta rodada - enquanto essa reprovação era de 45% em julho. 

Cresceu também, segundo a pesquisa, a proporção de entrevistados que preferem que Lula seja o vencedor da eleição, de 41% para 46%. Por outro lado, diminuiu de 31% para 25% o percentual daqueles que respondem nem Lula, nem Bolsonaro. Oscilou de 24% para 22% o percentual dos que preferem Bolsonaro. 

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que não são mencionados nomes de candidatos, a preferência por Lula subiu de 21% para 29%, em cinco meses, enquanto caiu dois pontos a preferência por Bolsonaro, para 16%. Ciro tem 1%; outros candidatos, 2%.

Potencial de votos

Já o potencial de votos de Lula (votariam nele ou poderiam votar) chega a 58%, enquanto a taxa de rejeição está em 39%. Por sua vez, Bolsonaro apresenta a maior rejeição: 67% dizem que não votariam nele, enquanto seu potencial de votos está em 30%. A segunda maior rejeição é a de Sergio Moro: 61% dizem que não o escolheriam presidente. 

Com informações da RBA e relatório da pesquisa Genial/Quaest. 

Edição: Anderson Augusto de Zottis 

Nenhum comentário