Últimas notícias:

Datafolha: Lula dispara e seria eleito no 1º turno com 54% dos votos válidos

A pesquisa é a primeira divulgada pelo instituto após a desistência de Sergio Moro e João Doria. 

Foto: Ricardo Stuckert
Por Crítica21
26/05/2022  

Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos, o que lhe daria vitória já no primeiro turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) chega a 30%. Nos votos totais, o petista tem 48% e seu principal adversário, 27%. 

Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, com 7% (8%, nos votos válidos), seguido de André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), com 2% cada. Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU) têm 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 11%. 

A pesquisa é a primeira divulgada pelo instituto após a desistência de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB). O Datafolha também mostra liderança folgada de Lula na pesquisa espontânea, quando não são citados os nomes dos candidatos. O ex-presidente aparece com 38% contra 22% de Bolsonaro. Ciro tem 2% e Simone Tebet, 1%. 

No levantamento anterior, divulgado em 24 de março, o ex-presidente Lula tinha 43% das intenções de voto em cenário estimulado e Bolsonaro aparecia com 26%. O ex-juiz Sergio Moro, que estava no Podemos mas depois se filiou ao União Brasil, pontuava 8% e João Doria, 2%. Ambos desistiram da disputa presidencial após divergências em seus partidos. Ciro Gomes tinha 6%; André Janones, 2%, e Vera Lucia, Simone Tebet e Frederico D'Ávila somavam 1% cada. 

A pesquisa Datafolha desta quinta-feira entrevistou, de forma presencial, 2.556 pessoas em 181 municípios, nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo protocolo BR-05166/2022.

Nenhum comentário