Últimas notícias

Filme indicado ao Oscar escancara os preconceitos existentes nos Estados Unidos

Uma das favoritas a receber a estatueta de Melhor Documentário em Longa Metragem, a produção já conquistou importantes prêmios, como no Festival de Cinema de Sundance.

Por Hypeness
22/02/2019

No Interior do Alabama: A Vida em Hale County acompanha as vidas de três jovens, Latrenda, Quincy e Daniel. Ao mostrar situações cotidianas que vão da conquista do primeiro emprego à criação dos filhos, o filme se transforma em um cenário perfeito para entendermos os preconceitos que ainda assombram a vida dos negros na região sul dos Estados Unidos.

Foto: reprodução
Com um olhar íntimo e edição poética, o diretor Ramell Ross permite que adentremos por um segundo na comunidade de Hale County, no Alabama. Apesar de contar atualmente com mais de 60% de sua população negra, o poder econômico e político da região foi historicamente controlado por pessoas brancas.

Os eleitores negros chegaram a ter seus direitos suspensos, recuperando a permissão para votar apenas nos anos 60. As marcas desse período podem parecer sutis quando analisadas com descuido, mas é no dia a dia das pessoas que formam parte da comunidade que podemos perceber o quanto o preconceito ainda se faz presente.

Cotada como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Documentário em Longa Metragem deste ano, a produção já conquistou prêmios no Festival de Cinema de Sundance, no Montclair Film Festival e no Milwaukee Film Festival. Se conquistar a estatueta, o filme poderia se tornar um marco em uma premiação que há anos recebe críticas pela falta de representatividade.

Espia o trailer do longa:


No Interior do Alabama: A Vida em Hale County está disponível no Philos.TV, uma plataforma de streaming focada em documentários. Para quem não é assinante do serviço, o site permite a experimentação grátis por 7 dias, através do Globo.com. Nas próximas semanas, os também nomeados ao Oscar Minding the Gap e Of Fathers and Sons deverão ser adicionados ao catálogo da plataforma.

Nenhum comentário