Últimas notícias:

Aniversário de Lula será comemorado em diversas cidades do Brasil e em 10 países

Ex-presidente completa 74 anos neste domingo (27); objetivo é também denunciar a prisão política a que ele foi submetido.

26/10/2019

Neste domingo (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 74 anos. No entanto, o petista celebrará a data de dentro da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), onde está preso desde 7 de abril de 2018. Do lado de fora, por sua vez, estão agendadas diversas atividades no Brasil e no mundo para comemorar a data e também denunciar a prisão política de Lula. 

Foto: Ricardo Stuckert

O "6º Mutirão Lula Livre" contará com manifestações em diversos estados e cidades brasileiras. No exterior, o "Lula Day" será marcado por atos em 10 países das Américas, Europa e Ásia, conforme informações do Comitê Internacional Lula Livre.

Feijoada, piqueniques, shows, poesia, panfletagem, atos inter-religiosos e, claro, o "Parabéns Para Você" fazem parte da festa. Mais do que homenagear o ex-presidente, os atos políticos e culturais vão às ruas por justiça e liberdade plena para Lula, ou seja, a anulação dos processos contra o petista na operação Lava Jato.

Pela lei, o ex-presidente já teria o direito ao semiaberto, mas ele se recusa a trocar de regime por entender que isso fere sua dignidade e exige que seja considerado inocente para sair da prisão. “Progressão de pena é para ladrão. Progressão de pena é para culpado. Eu quero a minha inocência. Eu quero o julgamento do mérito do meu processo. É assim que está dito o jogo e é assim que eu vou jogar”, defendeu o ex-presidente em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato divulgada na última quinta-feira (24). 

Na conversa, que durou duas horas, Lula comentou sobre seu 74° aniversário: “eu estou triste por estar aqui, mas feliz por ter tantos amigos do lado de fora, tanta gente solidária”. É o caso da Vigília Lula Livre, localizada a poucos passos da sede da Polícia Federal, onde acontece uma programação especial no domingo. Caravanas, música e poesia tomam conta do bairro de Santa Cândida, onde um bolo de 74 metros será cortado após o "Parabéns".

Confira a agenda nacional e internacional em comemoração aos 74 anos do ex-presidente Lula no site do Brasil de Fato.

Nenhum comentário