Últimas notícias:

SBT tem 2ª morte pelo novo coronavírus

Dois âncoras estão infectados e dezenas de funcionários estão com suspeita de Covid-19; TV de Silvio Santos é acusada de negligência.

Por Crítica21
Com informações da Folha de São Paulo, Notícias na TV e coluna do Leo Dias no UOL
22/04/2020

O cinegrafista do SBT Rio, Robson Thiago Mesquita, morreu vítima do novo coronavírus nesta terça-feira (21). Conhecido como Tio Chico, o profissional estava sob os cuidados do Hospital Badim, no Rio de Janeiro. Ele deixa a mulher, Brunna Santos, e a filha recém-nascida, Valentina – que não chegou a conhecer porque estava internado.

Operador de câmera tinha 36 anos e trabalhava no SBT desde 2014. Foto: reprodução/@tiochicorj/Instagram

Tio Chico é o segundo funcionário do SBT Rio a morrer vítima de Covid-19 em oito dias. Antes dele, no último dia 13, o editor de imagens José Augusto Nascimento Silva sofreu parada cardiorrespiratória em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo a Folha de São Paulo, o operador de câmera completou 36 anos em 12 de abril e estava na emissora desde 2014, onde, conforme o SBT, começou como motoboy. Mesquita é descrito por colegas como uma pessoa extrovertida, animada e querida por todos. Era ele que organizava bolões, festas e homenagens aos colegas, de acordo com a Folha.

Comunicado
O SBT divulgou comunicado em que lamenta a morte do cinegrafista. “Neste momento de profunda dor e consternação, a emissora se solidariza com seus familiares e se junta à dor de todos aqueles que estão sofrendo a perda de seus entes queridos, permanecendo na luta coletiva que o mundo está vivenciando contra a pandemia”, ressalta a nota.

Leia também: Depois de jornalista infectada e editor morto, âncora do SBT pega Covid-19

A emissora afirmou que “está prestando toda a assistência à família e reforça que atua de forma permanente nas medidas de prevenção, controle e enfrentamento à disseminação do Coronavírus, implementando e cumprindo todas as recomendações da OMS e Ministério da Saúde em suas dependências.”

Isabele Benito
A apresentadora Isabele Benito, que trabalhou com Tio Chico na emissora, prestou sua homenagem ao colega, em postagem no Instagram: “Te amaremos para sempre Chicória, meu amigo querido lutou, foi um guerreiro como sempre se mostrou na vida”, escreveu em descrição com foto ao lado do profissional.

Em rede social, Isabele homenageou o colega morto por Covid-19; ela também está contaminada. Foto: reprodução/Instagram 

A jornalista  - que é âncora do telejornal SBT Rio - também está infectada com o novo coronavírus. Ela fez o exame em 28 de março e o resultado positivo saiu três dias depois. O marido dela, Marcelo Rios, testou positivo em 26 de março, mas havia se sentido mal antes, e a jornalista comunicou os fatos à emissora no dia 21. No entanto, ela só foi afastada do serviço no dia 26, quando foi confirmado o teste positivo de seu marido.

O tempo que Isabele continuou trabalhando pode ter sido suficiente para infectar outros funcionários da sede carioca. Ao todo, 35 foram afastados com suspeita de contaminação, entre os quais o editor de imagens José Augusto Nascimento Silva, segundo o site Notícias na TV. Ele foi internado no final de março e faleceu na segunda-feira, 13 de abril.

Negligência
Antes de sua morte, Silva havia criticado o SBT com relação às medidas de prevenção à Covid-19. Ele enviou áudios pelo WhatsApp acusando a emissora de negligência por manter trabalhando profissionais suspeitos de terem a doença.

Antes de falecer, Silva havia denunciado a negligência do SBT em áudios no WhatsApp. Foto: arquivo pessoal

No áudio, o editor de imagens manifestou indignação com o descaso da emissora, que ele classificou como o "epicentro do coronavírus na cidade do Rio de Janeiro". Segundo funcionários, o SBT Rio foi negligente com quem apresentou sintomas logo de início e reportou à chefia, que os obrigou a trabalhar normalmente enquanto não recebessem o diagnóstico com a confirmação da doença, conforme revelou o site Notícias na TV.

Marcelo Torres
Apesar de as duas mortes terem ocorrido na sede do SBT no Rio de Janeiro, em São Paulo os funcionários também estão preocupados. Isso porque o vírus ronda a sede da emissora na capital paulista e infectou o jornalista e apresentador do SBT Brasil aos sábados, Marcelo Torres. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 em 14 de abril.

No dia anterior, o âncora havia passado pelo ambulatório da emissora em Osasco, queixando-se de coriza. O médico do local o afastou e pediu para que ele passasse os próximos 15 dias em casa. Então ele foi a um hospital e fez o teste, que apontou positivo para a doença. 

Torres chegou a apresentar o SBT Brasil com sintomas da Covid-19 em 11 de abril. Foto: reprodução

Segundo a coluna de Leo Dias no UOL, a notícia da infecção do âncora do SBT Brasil causou pânico na redação da emissora em São Paulo. É que o jornalista chegou a trabalhar doente e só foi afastado a partir de 14 de abril, quando já tinha tido contato com diversos funcionários do canal de Silvio Santos. Em uma rede social, o jornalista confessou que apresentou o SBT Brasil de sábado (11 de abril) já com sintomas da Covid-19. 

Edição: Anderson Augusto de Zottis Soares - Crítica21

Nenhum comentário