Últimas notícias:

Cuba comemora 62 anos da Revolução com novo ordenamento monetário

A principal novidade é a unificação monetária e o fim do "peso conversível"; com essa mudança, o país passará a ter apenas uma moeda, com taxa de câmbio fixa. 

Por Julinho Bittencourt – Revista Fórum
01/01/2021

Cuba comemorou, nesta quinta-feira (31), o 62º aniversário da Revolução e entrou em 2021 com um novo ordenamento monetário, que foi anunciado pelo presidente Miguel Díaz-Canel Bermúdez e pelo chefe geral do Exército, Raúl Castro, em 10 de dezembro de 2020. A principal novidade é a unificação monetária e o fim do “peso conversível”, moeda paralela popularmente chamada de CUC, que tem paridade com o euro e circula há 26 anos. 

O presidente cubano Miguel Díaz-Canel em reunião da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), em junho de 2020.
Foto: Estudio Revolución/via Fotos Públicas

Com essa mudança, Cuba passará a ter apenas uma moeda, com taxa de câmbio fixa: 24 pesos cubanos por um dólar. Miguel Díaz-Canel ressaltou que haverá mecanismos de regulação estatal para garantir o controle da inflação. Durante a última reunião do Conselho de Ministros em 2020, o presidente de Cuba enviou um abraço de agradecimento ao povo cubano. Ele considerou 2020 como um “ano totalmente desafiador, mas no qual vencemos juntos”. 

“Chegará 2021, vamos esperá-lo com votos, com vontade e sobretudo com muita confiança, porque juntos também vamos vencer em 2021”, disse ainda. “Viva Cuba! Feliz Ano Novo! e parabéns pelo 62º aniversário do Triunfo da Revolução Cubana”, concluiu Miguel Díaz-Canel. 

Com informações do Granma e do Brasil de Fato. 

Nenhum comentário