Últimas notícias:

Datafolha: Lula lidera com ampla vantagem no 1º e 2º turnos das Eleições 2022

Feita de forma presencial, pesquisa aponta que o petista venceria o atual presidente por 55% a 32% numa eventual segunda volta, e ainda tem uma diferença de 18 pontos no primeiro turno. 

Foto: Ricardo Stuckert

Por RBA
12/05/2021 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria em situação melhor que Jair Bolsonaro em diversos cenários simulados sobre preferência do eleitorado para as eleições presidenciais de 2022. Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Datafolha, Lula lidera as intenções de voto com 41%, se o primeiro turno da eleição fosse hoje, bem à frente de Bolsonaro, com 23%. Num eventual segundo turno, Lula teria 55% contra 32% de Bolsonaro. 

Na pesquisa espontânea – em que o entrevistado aponta em quem votaria sem ser apresentado a algum nome – Lula também lidera. Tem 21%, ante 17% que dizem preferir Bolsonaro. O atual presidente da República só lidera no quesito rejeição: 54% não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum, enquanto a taxa de Lula é de 36%. 

A pesquisa foi realizada com 2.071 pessoas em 146 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais, nos dias 11 e 12 de maio. O Datafolha, portanto, sai dois meses depois de o ex-presidente Lula reconquistar na Justiça seus direitos políticos. Lula tornou-se novamente elegível depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o ex-juiz Sergio Moro incompetente e suspeito para sentenciá-lo. Moro (sem partido), aliás, aparece em terceiro na pesquisa, com 7% das intenções de voto em primeiro turno, segundo o instituto. Em seguida vêm Ciro Gomes (PDT), com 6%, e Luciano Huck (sem partido), com 4%. O governador de São Paulo, Joao Doria (PSDB), aparece com 3%, e Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo), com 2%. 

O levantamento mostra ainda, na prática, crescimento consistente do antibolsonarismo, enquanto o antipetismo arrefece. Isso porque, num eventual segundo turno contra Bolsonaro, o Datafolha aponta que Lula receberia a maioria dos votos dados a Doria, a Ciro e a Huck – todos habituais críticos do petista. 

Já o presidente Jair Bolsonaro teria o apoio da maioria dos eleitores de Sergio Moro. Bolsonaro chegou a reconhecer que só venceu a eleição graças ao trabalho do ex-juiz, que foi responsável por tira Lula da eleição de 2018. Mas ele e Moro romperam em 2019, a pretexto de uma disputa pelo controle da Polícia Federal. 

Confira mais detalhes da pesquisa aqui. 

Nenhum comentário