Últimas notícias:

Defesa russa diz ter provas de programa de criação de armas biológicas na Ucrânia financiado por EUA

O Ministério da Saúde da Ucrânia teria ordenado a todos os laboratórios biológicos a eliminação urgente dos estoques armazenados de patógenos perigosos, afirma o major-general Igor Konashenkov. 

Mulher junto de casa destruída em Nikolaevka, República Popular de Donetsk. Foto: Sputnik/Aleksei Kudenko 

06/03/2022 

Major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo, anunciou no domingo (6) que foram encontradas em laboratórios biológicos ucranianos perto da fronteira com a Rússia provas de um programa de guerra biológica. 

"Os documentos recebidos [dos respectivos funcionários ucranianos] confirmam que em laboratórios biológicos ucranianos, nas proximidades do território russo, estavam sendo desenvolvidos componentes de armas biológicas", descreveu ele aos jornalistas. 

Segundo o porta-voz, Kiev eliminou urgentemente os vestígios desse programa, financiado do exterior. "Durante a realização da operação militar especial, foram desvendados fatos de limpeza emergência por parte do regime de Kiev de vestígios do programa biológico militar financiado pelo Departamento de Defesa dos EUA", detalhou, acrescentando que com o começo da operação russa "o Pentágono tinha sérias preocupações sobre a divulgação da realização de experimentos biológicos secretos na Ucrânia". 

"Muito em breve entregaremos resultados da análise dos documentos obtidos. Parte deles, em particular a ordem do Ministério da Saúde da Ucrânia para destruir patógenos e atas de [sua] destruição nos laboratórios biológicos de Poltava e Kharkov, estamos publicando agora mesmo." 

Entre os documentos encontrados, diz, estão indícios de destruição de tais patógenos como peste, antraz, tularemia, cólera e outras doenças mortíferas. 

"Agora os documentos estão sendo analisados por especialistas russos das tropas de defesa de radiação, química e biológica", revelou, adicionando que "para impedir a divulgação dos fatos de violação do artigo 1 da Convenção da ONU sobre a proibição de armas bacteriológicas [biológicas] e à base de toxinas, o Ministério da Saúde da Ucrânia enviou uma ordem a todos os laboratórios biológicos para a eliminação urgente dos estoques armazenados de patógenos perigosos". 

"Atualmente os documentos estão sendo analisados por especialistas russos das forças de defesa contra radiação, química e biológica", apontou o representante oficial do Ministério da Defesa da Rússia. 

Armamento alvo de ataques russos

Konashenkov disse que todo o armamento usado pela Ucrânia está sendo eliminado por ataques de precisão russos. "O regime de nacionalistas de Kiev obriga os funcionários das empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia a reparar equipamento militar danificado para posterior envio às áreas de combate", contou ele. 

"Como parte da tarefa de desmilitarização da Ucrânia, as Forças Armadas russas atingirão as empresas ucranianas do complexo militar-industrial com armas de alta precisão", relatou Konashenkov. Devido aos ataques planejados contra tais instalações, o representante instou os funcionários dessas empresas a abandonar o trabalho. 

Foi referida como exemplo a inutilização de um aeródromo em Vinnitsa. "As Forças Armadas da Federação da Rússia estão atacando objetivos da infraestrutura militar da Ucrânia. Em 6 de março, armas de longo alcance e alta precisão inativaram um aeródromo da Força Aérea da Ucrânia em Vinnitsa", comunicou Konashenkov. 

Além de danos de infraestrutura, o Ministério da Defesa da Rússia descreveu que as aeronaves ucranianas também foram afetadas. 

"Nas últimas 24 horas aeronaves de caça e forças de defesa antiaérea da Força Aeroespacial da Rússia derrubaram quatro aviões Su-27 e um MiG-29 perto de Zhitomir, [um] Su-27 e [um] Su-25 perto de Radomyshl, um Su-25 perto de Nezhin, dois helicópteros Mi-8 perto de Kiev [e] seis veículos aéreos não tripulados, incluindo Bayraktar TB-2", declarou o membro do Ministério da Defesa russo. 

Além disso, a aviação da Rússia destruiu três sistemas de defesa antiaérea Buk-M1 e um sistema S-300, o mesmo acontecendo com três radares das Forças Armadas da Ucrânia, conforme dito por Konashenkov. 

No total, resumiu, durante o sábado (5) e parte do domingo (6) a Força Aérea da Ucrânia perdeu 11 aviões militares e dois helicópteros. Ele declarou que o Ministério da Defesa da Rússia sabe que aeronaves ucranianas já voaram para aeródromos na Romênia e outros países na região, que disse poder ser interpretado como sua participação do conflito. 

Avanços das repúblicas de Donbass

Igor Konashenkov sublinhou que as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, apoiadas pelas forças da Rússia, continuam avançando, inclusive sobre a cidade de Mariupol. 

"Os agrupamentos das forças das repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, com o apoio de fogo das Forças Armadas russas, continuam as operações ofensivas. As subunidades da Milícia Popular da República [Popular] de Donetsk estão desenvolvendo com sucesso uma ofensiva nos limites da cidade de Mariupol, a partir das direções de noroeste e leste", de acordo com o major-general. 

Nenhum comentário