Últimas notícias:

Ucrânia e extremistas preparam ataque com potencial radioativo perto de Kharkov, diz Rússia

A ideia seria explodir um reator e acusar as Forças Armadas russas de supostamente lançar um ataque com mísseis contra uma instalação nuclear experimental. 

06/03/2022 

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e militantes do Batalhão Azov, grupo neonazista ucraniano, estão preparando uma provocação com a possibilidade de contaminação radioativa em áreas ao redor de Kharkov, informou o Ministério da Defesa da Rússia. 

Segundo o órgão, os extremistas ucranianos mineraram um reator em uma instalação nuclear experimental no Instituto de Física e Tecnologia de Kharkov. "A SBU e os militantes do Batalhão Azov estão planejando explodir o reator e acusar as Forças Armadas russas de supostamente lançar um ataque com mísseis contra a instalação nuclear experimental", disse o ministério. 

De acordo com o Ministério da Defesa russo, na última sexta-feira (4), Kiev tentou uma provocação na central nuclear de Zaporizhia, no sul do país, acusando Moscou de desenvolver uma fonte de contaminação radioativa na usina. 

A usina de Zaporizhia foi alvo de uma tentativa de incêndio na última sexta-feira (4). Foto: reprodução

Os militares russos enfatizaram que um grupo de soldados russos estava patrulhando a área próxima à estação quando uma unidade de sabotagem ucraniana abriu fogo das janelas de um complexo educacional e de treinamento localizado fora da central nuclear. 

Como resultado do tiroteio, os sabotadores ucranianos foram forçados a recuar, incendiando o prédio antes de deixar o local. O fogo acabou sendo contido e o nível de radiação foi determinado como normal. 

Nenhum comentário