Últimas notícias:

‘Escudo humano’: nacionalistas ucranianos obrigam civis a ficar nas cidades, diz RT

Os militares ucranianos abriram fogo contra civis que empunhavam bandeira branca, segundo representante da República Popular de Donetsk.

Civis são usados como escudo humano na guerra Rússia-Ucrânia. Foto: Ilya Pitalev

Por Crítica21 – com informações da RT
02/03/2022

Os nacionalistas ucranianos se escondem atrás da população e forçam os civis a permanecerem nas cidades, segundo a RT. Incidente desse tipo teria ocorrido em Volnovakha, na manhã desta terça-feira (1º), e foi relatado à RT pela sede da defesa territorial da República Popular de Donetsk (RPD). 

De acordo com o quartel-general da RPD, os militares ucranianos abriram fogo contra civis com uma bandeira branca que tentavam sair da cidade. Especialistas militares dizem que, neste caso, os civis são os reféns atrás dos quais as Forças Armadas da Ucrânia estão tentando se esconder. 

Durante o conflito na Ucrânia, os nacionalistas usam a população local como escudo humano e mantêm civis em assentamentos sem permitir que eles evacuem, segundo relatos da sede da defesa territorial da RPD. 

O incidente em Volnovakha ocorreu por volta das 10h. De acordo com a RPD, os nacionalistas ucranianos abriram fogo contra uma coluna de civis segurando uma bandeira branca. Os civis queriam deixar a zona de bombardeio e evacuar para um lugar seguro. 

O representante oficial da Milícia Popular da RPD, Eduard Basurin, especificou à RT, após o início do tiroteio, que os civis conseguiram se esconder e estão vivos. “Esta manhã, os cidadãos que vivem em Volnovakha, com uma bandeira branca, queriam deixar a cidade e passar para o nosso lado. Quando começaram a se mover, eles começaram a atirar neles. As pessoas se assustaram e voltaram. As pessoas tentaram sair, mas não foram autorizadas e [as forças ucranianas] começaram a atirar. Os nacionalistas não os deixam sair de lá e os mantêm como escudos humanos, reféns”, disse Basurin. 

Segundo ele, ainda não há informações exatas sobre os ferimentos dessas pessoas. De acordo com os próprios moradores de Volnovakha nas redes sociais, civis que foram atacados ficaram feridos e agora estão indo para casa de parentes em outras áreas. 

O oficial local Dmitry Lubinets postou no Instagram que os ônibus de evacuação não podiam sair devido aos constantes bombardeios. No entanto, os moradores afirmam que os funcionários os abandonaram em uma situação crítica, deixaram a cidade e não organizaram uma evacuação. 

“Onde você está e por que não responde? Já saiu da cidade. Ajude Volnovakha. Ajude seu povo. As pessoas estão sentadas em porões sem comunicação, luz, aquecimento e comida”, escrevem nos comentários. 

"Táticas terroristas"

A julgar pelas histórias de moradores de cidades ucranianas, casos em que militares se escondem atrás de civis como um escudo humano não são incomuns. Uma moradora de Kharkov, Galina, disse à RT que os nacionalistas escondem equipamentos militares dentro da cidade e, além disso, destroem lojas. “Tivemos uma loja bombardeada. Foram levados de lá álcool, cigarros e comida”. Ela disse ainda que os militares apontaram metralhadoras para seu marido. 

Outro morador de Kharkov, Sergei, disse à RT que viu tanques e veículos blindados ucranianos escondidos no centro da cidade. “Meu trabalho envolve viagens frequentes. Eu vejo o que está acontecendo. A Rússia chega à cidade, dá meia-volta e vai embora. E nossos soldados estão estupidamente escondidos na cidade”, disse. 

Outra moradora de Kharkov disse que sua amiga não podia sair de casa porque soldados ucranianos impedem. “Segundo ela, eles estão sentados nas escadas da entrada. As pessoas não podem nem sair de casa”, disse a mulher. Ela acrescenta que os nacionalistas ucranianos estão atirando em seu próprio povo: “Não são os russos que estão atirando em nós”. 

O jornalista russo e especialista militar, editor-chefe da revista de Defesa Nacional, Igor Korotchenko, disse à RT que os militares ucranianos estão usando táticas terroristas. “Para se esconder atrás dos habitantes como um escudo humano, os batalhões nacionalistas ucranianos não permitem que a população civil deixe as cidades e vilas sitiadas. Ou seja, eles usam táticas terroristas e isso acontece em muitos lugares”, disse o especialista. 

Segundo ele, como os nacionalistas ucranianos controlam o perímetro dos assentamentos, eles têm muitas maneiras à sua disposição para forçar a população civil a não deixar as cidades. 

“Eles têm a capacidade de bloquear civis por qualquer meio, incluindo execuções no local. Os civis não podem fazer nada. Eles são reféns. Quando os terroristas fazem reféns, os reféns não podem fazer nada”, enfatizou o especialista. 

Nenhum comentário