Últimas notícias:

Argentina: Fernández derrota Macri e vence eleição no 1º turno

Chapa Frente de Todos traz a esquerda de volta ao poder na Argentina; 94% das urnas já foram apuradas.

Por Crítica21 com informações do Opera Mundi
27/10/2019 às 23h01

Conforme previam as pesquisas, o candidato Alberto Fernández venceu a eleição presidencial na Argentina, neste domingo (27). O peronista aparece em primeiro lugar com 47,94% dos votos contra 40,54% do atual presidente Mauricio Macri, com 94% das urnas apuradas. O resultado é suficiente uma vitória já no primeiro turno, sem a necessidade da segunda volta.

Fernández e Cristina são eleitos com 12 milhões de votos. Foto: divulgação/Facebook Alberto Fernández

A apuração começou a ser divulgada às 21h e por volta das 23h a contagem apontava cerca de 12 milhões de votos para Fernández, quase dois milhões à frente de Macri. O terceiro colocado, Roberto Lavagna, estava com 1,5 milhão de votos ou 6,7% do total. Estavam habilitados 33,8 milhões a votar e o comparecimento foi de 80%. Na Argentina, para vencer no primeiro turno, o candidato deve obter 45% dos votos ou ter 40% somado a uma diferença de 10 pontos do candidato em segundo lugar.

Desafios
Alberto Fernández tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner. A dupla terá enormes desafios no próximo mandato. Isso porque o país passa por sua maior crise desde que declarou moratória às vésperas do Natal de 2001.

O país passa por uma crescente desvalorização da moeda nacional frente ao dólar e com uma inflação que fechou 2018 em 47,6%, o maior índice dos últimos 27 anos. Outro problema é o endividamento público do país, o que fez Macri recorrer a um empréstimo de US$ 57,1 bilhões junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

Nenhum comentário