Últimas notícias:

‘Democracia em Vertigem’ é o primeiro documentário brasileiro indicado ao Oscar

Filme narra os eventos que transformaram o panorama político do Brasil nos últimos anos, com destaque para o golpe contra a presidente Dilma Rousseff.

Por Crítica21 – com informações da RBA
13/01/2020

O longa brasileiro Democracia em Vertigem está entre os finalistas na categoria de Melhor Documentário do Oscar 2020. Na manhã desta segunda-feira (13), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados, e o filme brasileiro vai concorrer com American Factory, The CaveHoneyland e For Sama.

Foto: reprodução

Lançado em junho de 2019 na Netflix, o documentário tem direção da mineira Petra Costa, de 36 anos. O filme narra os eventos que transformaram o panorama político do Brasil desde o golpe contra a presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 até a eleição, em 2018, do ultradireitista Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da República.

É a primeira vez que Petra é indicada à maior premiação de cinema do mundo e a primeira vez na história que um documentário brasileiro é indicado ao Oscar. A diretora também assinou os documentários Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2014), premiados nos festivais de Brasília e do Rio respectivamente.

Foto: divulgação

Crítica
Democracia em Vertigem foi bem recebido em eventos em todo o mundo. Após sua estreia no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, o jornal The New York Times teceu elogios: “Um documentário absolutamente vital (…) Petra usa seu filme para explicar a história complicada do Brasil e avisar que mesmo uma democracia aparentemente estável e próspera pode cair no caos em instantes”, disse o crítico Noel Murray.

A revista Variety também havia posicionado o filme em uma lista de “10 documentários para assistir em 2019”. O portal norte-americano Indie Wire foi mais incisivo: “Uma visão assustadoramente pessoal sobre o início de uma ditadura de extrema-direita”.

A cerimônia do Oscar será realizada em 9 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos.

Confira o trailer oficial do documentário:


  

Nenhum comentário