Últimas notícias:

Lula: ‘A pandemia deixou o capitalismo nu’

Em vídeo nas redes sociais, ex-presidente se solidarizou com os familiares das vítimas da Covid-19 e com os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à doença.

Por Crítica21
01/05/2020

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em suas redes sociais nesta sexta-feira (1º), quando é celebrado o Dia do Trabalhador. Ele se solidarizou com os familiares das vítimas da Covid-19 e com os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à doença, e defendeu que o mundo pós-pandemia seja transformado do ponto de vista das relações sociais, com protagonismo da classe trabalhadora.

Foto: reprodução

Lula destacou as lições do passado em momentos de crise profunda. “A História nos ensina que grandes tragédias costumam ser parteiras de grandes transformações”. Nesse sentido, o petista falou em “comunidade universal” e que espera um novo mundo onde “o coletivo haverá de triunfar sobre o individual, a solidariedade e a generosidade triunfarão sobre o lucro".

O ex-presidente afirmou que “a pandemia deixou o capitalismo nu” e reforçou uma "verdade inquestionável". "O que sustenta o capitalismo não é o capital. Somos nós, os trabalhadores. É essa verdade, nossa velha conhecida, que está levando os principais jornais econômicos do mundo, as bíblias da elite mundial, a anunciarem que o capitalismo está com os dias contados”. Segundo Lula, “a tarefa de construir esse novo mundo que vem aí" está nas mãos dos trabalhadores.

Bolsonaro
Na mensagem, ele criticou o “deboche” do presidente Jair Bolsonaro “com a memória de mais de cinco mil brasileiros mortos pela Covid”. O petista se referiu à fala de Bolsonaro dita na última terça-feira (28), quando foi questionado sobre o recorde de mortes num mesmo dia e o fato de o Brasil ter ultrapassado a China em número de óbitos por Covid-19. “E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?”, disse o líder da extrema direita em frente ao Palácio do Planalto.

‘Sair das trevas’
O ex-presidente também enfatizou que, “apesar das extremas dificuldades”, os brasileiros souberam enfrentar esses desafios e se “reinventar para crescer”. E afirmou ter certeza de que “sairemos desta tragédia para um mundo melhor, para um Brasil melhor”. 

Para Lula, neste momento de "plena tempestade", é “que os brasileiros revelam o que são, o que somos: generosos, tolerantes, solidários. E é com esse espírito, essa alegria e essa criatividade que estamos todos lutando para sair das trevas e fazer chegar, o mais depressa possível, o amanhecer da justiça social, da igualdade e da liberdade."

Confira o vídeo com a mensagem completa de Lula:



Edição: Anderson Augusto de Zottis Soares – Crítica21

Nenhum comentário