Últimas notícias:

Covid-19: após Anvisa autorizar uso, primeiras pessoas são vacinadas em SP

Agência de saúde aprovou uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca; imunizantes foram considerados seguros, eficazes e com qualidade suficiente. 

A enfermeira Mônica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil contra covid-19. Foto: Governo de SP/via Fotos Públicas
Por Crítica21 –  com informações do Brasil de Fato 
17/01/2021

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou neste domingo (17) o uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19. Foram liberados os imunizantes CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e a vacina da AstraZeneca, da Universidade de Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Os diretores da agência avaliaram que as vacinas são seguras, têm qualidade e são eficazes. Com isso, elas já podem ser aplicadas imediatamente nos brasileiros. A expectativa do Ministério da Saúde é iniciar a vacinação nesta semana para grupos prioritários – trabalhadores de saúde, idosos (mais de 60 anos), populações tradicionais, população de rua, entre outros. 

O governo de São Paulo já iniciou a imunização de profissionais da saúde neste domingo, com a CoronaVac. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi vacinada no Hospital das Clínicas, simbolizando a primeira brasileira imunizada e o início da campanha. Entre as primeiras pessoas vacinadas está a indígena Vanusa Kaimbé, de 50 anos, da Aldeia Filhos Dessa Terra, de Guarulhos (SP). Ela é assistente social e técnica de enfermagem. Ao todo, 112 profissionais da saúde foram vacinados neste domingo em São Paulo.

Vanusa Kaimbé foi a primeira indígena brasileira a ser imunizada contra o novo coronavírus. Foto: Governo de SP/via Fotos Públicas 

O total de vacinas disponíveis para a população brasileira é 6 milhões de doses da CoronaVac e 2 milhões da AstraZeneca. O Butantan vai disponibilizar aos outros estados 4,6 milhões de doses da sua vacina e ficar com 1,4 milhão para imunizar a população de São Paulo.

Já as doses da AstraZeneca foram compradas de um laboratório indiano, mas a entrega está atrasada devido a impasses entre Índia e Brasil. O Ministério da Saúde planeja iniciar o Plano Nacional de Imunização na próxima quarta-feira (20), mas a partir desta segunda-feira (18) começa a distribuir as vacinas do Butantan para os estados. 

Nenhum comentário