Últimas notícias:

Trump anuncia que não vai à posse de Joe Biden

O presidente dos EUA afirmou também que dará “voz gigante” a seus apoiadores, muitos dos quais supremacistas brancos e neonazistas.

Por Crítica21 – com informações da Sputnik Brasil
08/01/2021

Em mensagem no Twitter, o presidente dos EUA Donald Trump anunciou nesta sexta-feira (8) que não comparecerá à posse do presidente eleito Joe Biden, em 20 de janeiro. Em outro post, o republicano disse que vai dar uma "voz gigante" a seus apoiadores, entre os quais supremacistas brancos e neonazistas. Um dia antes, ele publicou um vídeo prometendo uma "transição de poder suave, ordeira e contínua". 

Foto: Twitter Ivanka Trump/via Fotos Públicas

Escreveu o presidente de extrema direita nesta sexta: “Os 75 milhões de grandes patriotas americanos que votaram em mim, AMÉRICA EM PRIMEIRO LUGAR e TORNAR A AMÉRICA GRANDE DE NOVO, terão uma VOZ GIGANTE no futuro. Eles não serão desrespeitados ou tratados injustamente de nenhum jeito, tipo ou forma!!!”. Na sequência, twittou: “A todos os que me perguntaram, não irei à posse no dia 20 de janeiro.” 

Até a posse de Biden ainda pode ocorrer alguma mudança no cenário político estadunidense. Isso porque a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, pediu a destituição imediata de Trump nesta quinta-feira (7). Segundo a parlamentar, o republicano cometeu "ações subversivas" e deve ser removido de acordo com a 25ª emenda à Constituição dos EUA sobre a incapacidade do presidente de cumprir seus deveres. A democrata destacou que "se o vice-presidente e o gabinete não agirem, o Congresso pode estar pronto para avançar no caminho do impeachment". 

A remoção de Trump passou a ser considerada depois que ele estimulou seus apoiadores a invadirem o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, na última quarta-feira (6). Os extremistas violaram a segurança e entraram no prédio durante a sessão para certificar a vitória do democrata Joe Biden, que venceu as eleições de novembro de 2020. Cinco pessoas morreram durante a confusão e dezenas ficaram feridas. 

Nenhum comentário